Blog


Prepare a sua casa para o calor!

Ninguém merece passar calor quando estamos dentro de casa, não é mesmo?

E se a sua casa é daquelas que fica abafada durante o dia, esse texto pode te ajudar e muito! Confira agora algumas dicas importantes que podem deixar a sua casa mais fresca e
confortável!

Posição das portas e janelas

Todos já sabemos que o calor em nossa casa é vindo do sol, e quanto mais sol bate em um ponto fixo, mais esse ponto irá esquentar. A grande questão é se esse sol é da tarde ou o da manhã, já que os estudos apontam que o sol da manhã é importantíssimo para eliminar bactérias dos ambientes. Por outro lado, o sol da tarde é o que proporciona maior calor.

Esse fator tem muita importância quando estamos construindo a nossa casa, já que, se todas as janelas da sua casa ficam voltadas para o sol, muita luz irá entrar e a temperatura vai começar a subir.

Para esse problema, existem duas soluções: a primeira é no momento do seu projeto, quando planejamos onde essas janelas estarão e qual período de sol que irá receber; A
segunda solução, caso não tenha a opção de ajuste nessas aberturas, é uso de cortinas grossas, como a cortina blackout que fecha totalmente a entrada de luz em uma janela.

 

Varandas ajudam e muito!

As varandas são importantes aliadas quando falamos de conforto térmico. Além de ser um espaço que geralmente é usado de estar, social e contemplação, sua função é proteger as
paredes e aberturas da residência do sol direto. É importante pensar na posição dessas varandas, a sua projeção, sua largura e o quanto realmente vai ajudar a proteger do calor.

 

Aposte nas cores claras!

Outro recurso que pode ser utilizado, é deixar todas as paredes da sua casa com tonalidades claras. De acordo com os estudos de refração e absorção, as cores quentes tendem a esquentar mais do que as cores frias, então se o calor ainda persiste, experimente mudar a cor. Lembrando que, usar uma cor clara irá aumentar a claridade do cômodo e se isso for um incomodo, você ainda pode recorrer às cortinas.

 

Espaços amplos e integrados

Você sabia que os cômodos integrados podem amenizar a temperatura da sua casa? Isso acontece porque geralmente esses espaços amplos tem mais de uma abertura, proporcionando um fluxo maior de ar. Além disso, o espaço para as ondas de calor se dissiparem também aumenta, fazendo com que o cômodo seja mais fresco.

 

Plantas dentro e fora de casa

Se você gosta de plantas, então esse é o seu momento! Deixar alguns vasos espalhados pelo lado de dentro podem dar mais frescor na casa. Já no lado de fora, espaços de grama e vegetações, de preferência com plantas maiores, ajudam a absorver a temperatura.

Todos sabemos que a sombra de uma árvore é perfeita contra o calor, mas se você não pretende ter uma árvore no quintal, então alguns arbustos já podem ser o suficiente, já que a maioria dos pisos absorvem calor e aumentam a sensação térmica.

E então, gostou dessas dicas? Comente qual delas você mais gostou! E se caso você ficou com alguma dúvida entre em contato com a nossa equipe clicando aqui!