Blog


Dicas para uma área gourmet perfeita!

É muito comum pensar nas mudanças dos quartos, salas e cozinhas quando falamos de reformas. Mas hoje nós falaremos de tudo que a sua área para fazer um churrasco, também conhecida como área gourmet, precisa. Se esse espaço da sua casa está em reforma, e não sabe por onde começar, esse blog é perfeito para você!

Cada família tem um perfil diferente de pessoas, onde algumas delas podem receber família e amigos todo fim de semana, enquanto outras são mais reservadas e recebem visitas de meses em meses. Mas isso não importa!

Independente da frequência de visitas, todos temos que entender como esse espaço será usado e quais as necessidades dele!

 

Atenção nos eletrodomésticos!

Se você utiliza muito esse espaço, é importante a colocação de uma geladeira ou cervejeira, assim como o fogão ou forno. Esses eletros precisam de um espaço elaborado, e devem ser considerados desde o início da reforma. A largura padrão desses eletrônicos é de 90cm, mas você deve sempre ficar atento às suas medidas e ao espaço reservado para as mesmas.

Outro aparelho que está quase sempre presente na área gourmet é a Tv. Por isso, pensem na localização que ela estará posicionada, para que o maior número de pessoas consiga ver. 

Dica importante!

  1. Não se esqueça de deixar um espaço de área seca no balcão para a instalação dele. 
  2. Os pontos de gás e tomadas devem sempre estar abaixo da pedra da bancada ou pia.

 

Hora de escolher o piso!

Você sabe qual tipo de piso é o melhor para uma área gourmet? Com tantas opções de piso, parece infinita as opções para escolher, porém nessa área específica da casa não é bem assim. 

Quando fazemos um churrasco, é normal que os pisos mais próximos da grelha fiquem engordurados, semelhante aos pisos da cozinha quando fazemos alguma fritura. Então na hora de escolher, pode esquecer os tipos porosos. Dê prioridade para os pisos com superfície lisa que são muito mais fáceis na hora da limpeza, e vão te economizar tempo e disposição na faxina.

 

E nas paredes?

Uma dúvida que você pode encontrar nessa parte da reforma é se as paredes serão pintadas ou se usaremos os azulejos. Nesse caso, não temos um certo e errado, a escolha do material vai depender muito do seu gosto pessoal. Mas sempre indicamos nas áreas próximo a pia, e a churrasqueira a colocação de revestimento. Pois com o tempo a fumaça pode escurecer um pouco as paredes.

Então, se você optar pelo azulejo, é só passar um pano úmido para limpar. Já a tinta não tem muita solução além de passar mais uma demão de tinta nova com o passar do tempo.

 

Balcão de apoio e mesa

Para acomodar todo mundo de forma confortável, é importante pensar na quantidade de pessoas que geralmente recebe na sua área gourmet. Tenha um espaço capaz de acomodar todas as visitas. Então dê preferência para mesas de no mínimo 6 lugares, com materiais fáceis de limpar como vidro e madeira nos tampos e tecidos impermeáveis nas cadeiras. 

O balcão deve sempre estar próximo à churrasqueira, com uma distância mínima de 1 metro, dando apoio ao preparo e corte da carne, e proporcionando uma companhia para o churrasqueiro com a colocação de banquetas.

 

Dica importante!

  1. O balcão da churrasqueira tem altura padrão de 1,10m.

 

Agora que você já está mais informado sobre esse tipo de reforma, mostre essas dicas para os seus amigos antes de fazer aquele churrasco!