Blog


CORTINAS: COMO SABER O QUE COMBINA MAIS COM SEU DESIGN

Para escolher cortinas que combinam com seu estilo siga a linha que norteia seu decor. As cortinas são responsáveis por deixar o ambiente elegante e com personalidade, explore as possibilidades.
Como acertar ao escolher cores, tecidos, tamanhos e estilos?
Confira algumas dicas para escolher o que combina mais com seu design. Leia a seguir 5 dicas e faça escolhas sensatas:

1.Medidas

Acerte na escolha do tamanho. Meça portas e janelas e tenha as medidas à mão na hora de comprar. Se quiser cobrir toda a parede, o ambiente ganha amplitude, se não, acrescente entre 20 e 30 cm além das extremidades laterais
Defina o comprimento quando o modelo for persianas, romanas, mas sempre que a cortina for de tecido coloque até o chão.
O tecido precisa ter folga, somente assim a cortina terá o movimento e leveza. Uma loja especializada conseguira te orientar da melhor forma.

2.Estilo

Defina o tipo de ambiente que deseja compor. Ambientes clássicos e formais pedem cortinas com estilo mais tradicionais, com trilhos ocultos e emolduradas no topo, ou com cortineiro para esconder a estrutura
Espaços mais leves e naturais se completam bem com cortinas de linho em tons crus. Tecidos rústicos ou artesanais são também uma opção. Busque alternativas nas texturas e tonalidades.
Cortinas escuras são mais sóbrias e pesadas, mas podem dar um ar moderno ao ambiente.
Sempre que possível, faça o cortineiro no gesso, com 20cm de espaço para a instalação do varão de forma que fique escondido. Existem hoje no mercado, diversas opções de varões mais discretos para caso não seja possível fazer o cortineiro.

3.Intenção

Avalie sua intenção para acertar ao escolher cortinas que combinam com seu design.
Os materiais escolhidos podem servir a três funções: blackout, tela solar ou tecido translúcido.
Analise o interior e o entorno da casa bem como o acesso de luz natural e a exposição visual interna. O relevo da área da construção e a relação de sua casa com as casas vizinhas.
Lugares mais arejados são incríveis e agradáveis, mas podem precisar de preservação da privacidade.
Se a sua preocupação é bloquear parcialmente a luz invista em tramas e tecidos mais fechados.
As cortinas podem dar leveza ou sobrecarregar o ambiente, cômodos abafados e cortinas pesadas, por exemplo, podem ser uma péssima combinação.
Por outro lado, cores escuras ficam vulneráveis ao processo de desbotamento acelerado quando expostas a muita luz externa.

4.Variações

Se visitar lojas ou Show Room leve fotos das paredes, janelas ou portas e da mobília para referências visuais. Nas lojas virtuais, fique atento à descrição dos produtos e se correspondem às imagens mostradas.
Avalie janelas e portas, o tipo de cortina que deseja e o efeito que a junção produzirá sobre o ambiente.
Há muitas opções em tecidos, persianas verticais ou horizontais, rolô, romana, entre outros. Materiais diversos repercutem de formas diferentes e interagem com outros elementos da decoração.
Além de modular luz e som advindos do exterior, de acordo com o material escolhido conferem dinâmica e movimento quando abertas. Para construir atmosfera mais íntima basta fechá-las e controlar a iluminação interna.
O ambiente se completa com a presença das cortinas apropriadas, com tantas opções entre as quais escolher, não precisa incorrer em erros.
Há várias combinações possíveis e estilos atrativos. Não tenha pressa, escolha com tempo e compre apenas quando encontrar uma opção que lhe agrade.
Garanta que haverá harmonia entre todas as peças adquiridas e que o resultado final satisfará suas expectativas.
A Dromma Arquitetura possui profissionais experientes e atualizados para lhe orientar, peça nossa consultoria. Decore seu lar com bom gosto e estilo!