Blog


Comida Boa e Decoração

 

A cozinha, além de ser o ambiente da casa onde podemos cozinhar, é um lugar onde cultivamos bons momentos. Afinal, quem nunca ajudou algum parente a cozinhar quando era criança ou ensinou alguém mais novo a cozinhar?

Por se tratar de uma parte tão importante da casa, a cozinha tem que ser bem planejada. E se você está em fase de construção ou reforma, queremos que você veja essas dicas de como escolher um tipo de cozinha e como deixá-la bem decorada.

Qual o seu tipo de cozinha?

Uma cozinha tem muitas funções, nela nós armazenamos os alimentos e utensílios, preparamos as mais diversas receitas, e também é um espaço que precisa ser confortável e funcional. Além desses itens, também exige a presença de armários que irão ocupar certo espaço e para que esse espaço ocupado não se tornar um problema vamos apresentar alguns estilos de cozinha.

Cada estilo diferente tem um determinado espaço que respeita de formas diferentes a sua organização e o fluxo das pessoas dentro do cômodo.

Relação fogão, pia e geladeira

Para uma melhor disposição, é importante entender a relação entre esses que são os principais itens da cozinha, é preciso imaginar essa cozinha funcionando e quais são as atividades que serão feitas nesse espaço.

Podemos usar como exemplo o preparo de um alimento, ele é escolhido na geladeira, higienizado na pia e cozido no fogão, portanto, é importante que erros na localização deles eletrodomésticos não sejam cometidos.

Dica de ouro, deixe a geladeira em um lugar de fácil acesso, que possibilite a abertura da porta com folga, e evite colocar o fogão e pia muito próximos.

Cozinha em L

Um tipo de cozinha que é muito popular é a cozinha no formato L. Esse formato permite uma disposição da geladeira, pia e fogão de forma harmoniosa.

Assim como a instalação de mais gaveteiros e armários, o que ajuda muito na organização. O formato em L também pode acomodar bem uma mesa de jantar dependendo de suas medidas.

Cozinha Ilha

Esse tipo de cozinha é muito bom nos quesitos fluxo e organização. Essa tipologia traz algo mais leve, geralmente é uma cozinha aberta para os outros ambientes.  É muito versátil, e permite que a ilha no centro tenha muitas opções para ser usada. Essa ilha pode ser usada como mesa ou balcão, mas o mais comum é usá-la para cozinhar.

Cozinha aberta

Esse tipo de cozinha é ideal para quem mora em apartamento ou tem um espaço limitado. Aqui, a cozinha tem uma de suas paredes retiradas, fazendo a mesma ser unida a algum outro cômodo (geralmente com a sala de jantar ou estar). Assim, o que era um espaço apertado se transforma em uma área mais ampla.

E como deixar a cozinha ainda mais bonita?

Sempre use mármores ou granitos de qualidade na sua cozinha, e esse material dispõe muitos tipos para você escolher. Pode ser em tom claro, escuro, rajados, lisos ou levemente porosos. Saber escolher o tipo certo de granitos ou mármores consegue mudar totalmente uma cozinha.

As paredes também precisam de atenção!

Não podemos deixar de falar que os revestimentos em sua maioria são super fáceis na hora da limpeza, o que é ideal para uma cozinha. Além disso, temos muitos tipos, que além de revestir, também ajudam na decoração com suas cores e formatos.

Se você ficou interessado sobre o assunto dos revestimentos, vai gostar de saber que já fizemos um post blog inteiro falando sobre os tipos de revestimentos e qual pode combinar mais com a sua casa. Corre conferir!

Se você está gostando das nossas dicas e orientações para reformas e decoração, então continue por dentro do nosso blog, e nos seguindo no nosso Instagram. Estamos sempre ajudando você a fazer da sua casa um lugar completo.