Blog


Estilo Escandinavo

Reunindo elementos clássicos e contemporâneos com um toque aconchegante, o estilo escandinavo provou que chegou para ficar. Nasceu no século XX, na região da Escandinávia, que é formada pela Suécia, Noruega e Dinamarca. O clima frio levou as pessoas a evitarem sair, e a transformarem suas casas em lugares bem aconchegantes, já que a preferência é receber amigos e familiares.

De modo geral, é um estilo muito versátil, e propõe uma simplicidade que é traduzida através de um conceito minimalista, composto por elementos de formas definidas, uma paleta de cores neutra, e objetos que remetem à cultura nórdica.

Abaixo, separamos alguns elementos presentes nesse estilo que se tornou o queridinho entre designers e arquitetos:

Cores: possuem um papel essencial na composição dos ambientes, e é inspirada na paisagem nórdica. Dessa forma, quem dita a paleta de cores é o branco, seguido por cores neutras como o cinza, off white e bege. Cores mais vibrantes e a madeira são utilizadas em elementos-chave na decoração para quebrar a sobriedade provocada pelo branco, em almofadas, quadros e livros.
Iluminação: a iluminação natural tem papel importante para o estilo, sendo priorizada sempre que possível. Quando em falta, deve-se apostar em uma iluminação difusa, com lâmpadas brancas de alta intensidade. As paredes brancas refletem a luz e ajudam a manter o ambiente melhor iluminado.

Materiais naturais

Ao analisar um ambiente dentro do estilo, possivelmente encontraremos revestimentos em madeira ou objetos de decoração, como plantas, peças em couro, lã ou algodão.

Piso claro: usualmente de madeira, o piso deve ser preferencialmente em tons claros.

Quadros: os quadros aparecem com frequência na decoração escandinava. Aproveite para fazer composições criativas!
Preto e branco: sempre em alta, o p&b também é encontrado em composições do estilo. Invista em iluminação natural e na madeira para contrastar de forma harmônica.
“Baguncinha”: objetos estrategicamente fora de lugar são um charme para o estilo. Aposte em quadros encostados na parede e fiação exposta, por exemplo. Isso dará uma sensação de recente mudança.

Esperamos que você tenha se apaixonado pelo estilo escandinavo e se inspirado nas nossas dicas!

Beijos!

Drommas